12 Lições de vida para seu filho

Talvez o melhor presente que o pai pode dar a um filho seja a postura ética, honestidade e referência. Aproveitando o Dia dos Pais e embalado por esses atributos, resolvi reunir ensinamentos aprendidos em filmes, com personalidades ou até na filosofia que se tornam lições de vida para seu filho.

Talvez o melhor presente que o pai pode dar a um filho seja a postura ética, honestidade e referência. Aproveitando o Dia dos Pais e embalado por esses atributos, resolvi reunir ensinamentos aprendidos em filmes, com personalidades ou até na filosofia que se tornam lições de vida para seu filho.

Se você que já tem um, é só repassar esses ensinamentos. Caso contrário, basta guardar na memória para você ou para compartilhar com alguém no momento certo.

Não é força, é jeito

Essa é a minha dica e serve para diversas ocasiões na vida. Nem sempre vai ser a força física ou com os dois pés no peito que você vai resolver as coisas. Boa parte das vezes deixando a brutalidade de lado e na base da conversa que você resolver o conflito. No caso do tratamento com o sexo oposto, essa é uma regra de ouro e uma das mais importantes daqui.

Aproveite a vida

“A vida passa rápido demais…” Este é o conceito que Ferris Bueller constrói no filme Curtindo a Vida Adoidado e esse deveria ser um mantra para você levar para a vida. Não adianta nada trabalhar muito sem nenhum motivo. Vale a pena parar de vez em quando para curtir um pouco a vida com quem você gosta.

Tenha foco

Confúcio já dizia que: “O homem que caça dois coelhos não pega nenhum”. Em uma época que as possibilidades e escolhas são infinitas, somos levados a não focar em nada, seja no trabalho, no relacionamento ou na vida acadêmica. O excesso gera falta, e a vontade de querer tudo pode deixa-lo sem nada nas mãos.

Tenha foco

Encare seus medos de frente

Na última luta do torneio de caratê, Daniel San sofria com os golpes do adversário e, a certo momento após ser machucado, falou a Sr. Miyagi: Acabou, pode esquecer, estou com medo!”. O simpático mestre não hesitou a responder: “Certo perder para oponente, não deve perder para medo”. Muitas vezes deixamos o medo assumir uma posição muito maior do que propriamente os nossos adversários ou o problema em si. Encare de frente, não deixe o medo limitar os seus passos.

Família acima de tudo

“Um homem que não se dedica à família nunca será um homem de verdade”. Toda ética de Vito Corleone em Poderoso Chefão é baseada na família. Mas a sua família não se resume aos seus parentes de sangue e sim as pessoas que ele quer bem, como os amigos. O reconhecimento e respeito dessas pessoas é o combustível que o homem precisa para ter forças e voltar à luta todos os dias.

Conviva com a dor e a perda

“Nem você, nem ninguém baterá tão forte quanto a vida. Não importa o quão forte você golpeia, mas sim, quantos golpes você aguenta levar e continuar em frente, o muito que você possa aceitar e seguir adiante. Assim é a vida!.” Assim como aconteceu no filme Rocky 6, as perdas na vida são coisas inevitáveis, desde as pequenas, como um insucesso no trabalho ou um fim de relacionamento, até as mais graves, como perda de um ente querido. Saiba conviver com elas.

Batman Begins

Aprenda a se levantar

Bruce: “O que foi que eu fiz, Alfred? Tudo que minha família, que meu pai construiu…
Alfred: “O legado dos Wayne vai além de tijolos e cimento”.
Bruce: Eu queria salvar Gotham. Eu falhei!
Alfred: “Por que caímos? Para aprendermos a nos levantar!”.
O diálogo entre Bruce Wayne e o mordomo Alfred serve como continuidade para o ensinamento anterior. Não se espera que um homem não erre, mas o que se espera é que no momento em que ele caia, saiba se levantar, reconhecer as falhas e seguir em frente.

Diferencie o que você quer do que você precisa

Uma vez Mick Jagger disse: “Você nem sempre consegue o que quer, mas se tentar, algumas vezes você encontra o que você precisa.” Aprenda a valorizar as coisas que têm em sua vida ao invés de ficar lamentando pelas coisas que não tem.

Não se apegue aos bens materiais

“Seu emprego não é o que você é, nem o quanto ganha ou quanto dinheiro tem no banco. Nem o carro que dirige, nem o que tem dentro da sua carteira”. Apesar do estilo de vida destrutivo de Tyler Durden, o Clube da Luta era um sinal de contestação para a geração que buscava nos bens materiais a felicidade pessoal.

Clint Eastwood Gran Torino

Aja como homem

“Vivemos numa geração meio mariquinha, todo mundo diz: “Vamos lidar psicologicamente com isso?” Naquela época, você simplesmente sentava o pau e resolvia na porrada. Mesmo que o cara fosse mais velho e fortão, pelo menos você era respeitado por encarar a briga, e te deixavam em paz. Não sei se dá para dizer exatamente quando começou essa geração mariquinha. Talvez tenha sido quando as pessoas começaram a se perguntar sobre o sentido da vida.”

O mestre Eastwood nos traz o conceito do homem antigo, tradicional e necessário aos nossos dias. Há momentos em que é preciso falar grosso, mostrar respeito e questionar o rumo que as coisas estão indo. Do contrário você continuará sendo aquele menino criado no carpete, a leite com pera e com medo de sair na rua para não pegar uma friagem.

Saiba liderar

Mandela dizia que: “Como um líder, eu sempre me esforcei para ouvir o que cada pessoa tinha a dizer numa discussão antes de dar minha própria opinião. Com frequência, minha opinião simplesmente representará um consenso do que eu ouvi na discussão. Eu sempre lembro o conceito básico: um líder é como um pastor de ovelhas. Ele fica atrás do rebanho, deixando o mais esperto sair na frente, sendo seguido pelos outros, sem reconhecer que desde o início eles estão sendo dirigidos por trás”. Saiba dividir as responsabilidades, ouvir todos os liderados e cobrar da maneira certa. Quanto menos você aparecer, mas será reconhecido.

Nunca deixe ninguém dizer que você não é capaz

“Não deixem que lhe façam pensar que você não é capaz de fazer algo porque essa pessoa não consegue fazer. Se você deseja alguma coisa, se quer realmente, lute por isso e ponto final”. Essa é uma das lições de vida do filme A Procura da Felicidade, que tem Will Smith como protagonista. Cada vez que alguém dizer ou sugerir que você não é capaz de chegar a algum lugar ou que você não é capaz, use esse fator como motivador e prove que você pode chegar lá!

Compartilhe
Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso