21 cervejas feitas por (ou em homenagem a) bandas famosas de rock

Conheça vários rótulos de cervejas feitos por ou em homenagem a famosas bandas de rock espalhadas pelo mundo. Já provou alguma?

Confira as brejas de bandas de rock

A cerveja é a melhor amiga de muito homens. Boa companheira para diversos momentos, incluindo shows de música. Mais especificamente, de rock. Não à toa, muitas bandas famosas decidiram lançar suas próprias cervejas ao longo dos últimos anos.

De edições especiais e limitadas e outras que vingaram e se tornaram sucesso de público, não faltam opções de fermentados com malte, lúpulo e água ligados a bandas de rock. Veja a seguir algumas delas.

Cerveja do Metallica

Cerveja do Metallica

O Metallica resolveu lançar a sua própria cerveja em edição limitada. Feita na fábrica da Labatt (subsidiária canadense da Anheuser-Busch InBev), a cerveja foi uma parceria com a Budweiser.

Cerveja do Matanza

Cerveja do Matanza

Com o nome Matanza IPA, o rótulo surgiu de uma parceria com a cervejaria Dortmund. A Matanza IPA é uma cerveja de alta fermentação, com 6,5% de teor alcoólico. De acordo com a banda, a cerveja é “Pé na porta e soco na cara!”

Cerveja do Iron Maiden

Cerveja do Iron Maiden

Bruce Dickinson e cia lançaram a The Trooper Ale em parceria com a premiada cervejaria Cheshire Robinsons. O próprio vocalista colocou a mão na massa, ou cevada, para criar o rótulo. Antes disso, uma das músicas mais famosas do Iron Maiden virou uma versão engarrafada. A cervejaria Escocesa Haviestoun deve ter tido trabalho para produzir a English Strong Ale The Number of the Beast com exatos 6,66% de álcool.

Cerveja dos Raimundos

Cerveja dos Raimundos

A cervejaria Bamberg lançou a Raimundos Helles, para homenagear a banda irreverente de sucesso nos anos 90. O estilo Helles é apreciado principalmente em Munique, na Alemanha. Cerveja de baixa fermentação, ela leva três tipos diferentes de maltes e seu sabor apresenta notas marcantes do malte e do lúpulo, que age para equilibrar o paladar.

Cerveja do AC/DC

Cerveja do AC/DC

Uma das músicas de rock mais famosas do mundo ganhou um versão do fermentado feita artesanalmente. A Back in Black (21st Amendment – EUA) é uma Black India Pale Ale. A banda lançou AC/DC German Beer Australian Hardrock, com 5% de teor alcoólico, cerveja baseada nas leis de pureza alemã –  em que deve ser fabricada apenas com os seguintes ingredientes: água, malte de cevada e lúpulo, sem leveduras.

Cerveja do Sepultura

Cerveja do Sepultura

Antes de fazer sua cachaça, a banda Sepultura resolveu investiu pesado no mercado cervejeiro e lançou a Sepulweiss (Bamberg – Brasil), cerveja com a marca da banda seguindo a tradição alemã das cervejas de trigo. Esse rótulo tem 4,4% de alcool, é puro malte e tem um aroma de cravo e maçã.

Cerveja do Velhas Virgens

Cerveja do Velhas Virgens

O primeiro fermentado da banda foi criação do baixista Tuca Paiva e resultou em uma India Pale Ale, de 6.5% de alcool. O segundo rótulo foi a Whitie Rockin’Beer. Mais leve que a anterior, a cerveja tem 5,2% de teor alcoólico e conta com malte de trigo, malte de cevada e limão-cravo em sua composição, além de sementes de coentro.

Cerveja do Nenhum de Nós

Cerveja do Nenhum de Nós

A música do Nenhum de Nós que virou hit nos anos 80 ganhou uma versão engarrafada. A Bohemina Pilsen Camila tem 5% de teor alcoólico e homenageia a canção homônima da banda – que é mais uma das famosas a terem suas próprias cervejas.

Cerveja da banda Angra

Cerveja Banda Angra

Sabia que Angra foi uma das bandas famosas a terem cervejas? Para comemorar os 20 anos do disco Angels Cry, primeiro álbum do grupo, foram lançadas as cervejas Angra Angels Cry e Holy Land. Fabricadas pela Bushido Brasil, elas possuíam uma coloração âmbar escura e nuances avermelhadas.

Cerveja Paralamas do Sucesso

Cerveja Paralamas do Sucesso

A banda Paralamas do Sucesso também entrou na onda e lançou sua cerveja O Calibre, em comemoração aos 30 anos de carreira. A Bamberg de Votorantim foi a cervejaria responsável pela empreitada. O nome da cerveja veio de uma das músicas que marcou o retorno do vocalista Herbert Vianna aos palcos, após o trágico acidente que sofreu. O estilo da cerveja é uma German Pilsener com 4,8% de álcool.

Cerveja Ultrage a Rigor

Cerveja Ultrage a Rigor

De uma tacada só, a rede especializada Mr. Beer lançou três cervejas do Ultraje a Rigor. Apostando em três estilos diferentes (Bohemian Pilsner, Pale Ale e Weiss) os rótulos foram vendidos nas lojas da marca.

Cerveja dos Titãs

Cerveja dos Titãs

A Cervejaria artesanal Colorado se uniu ao grupo de rock Titãs para lançar a cerveja especial Colorado Titãs, em comemoração os 30 anos da banda brasileira. Com o estilo english brown, ela é escura e com um toque de laranja. Tem cor acobreada profunda, teor alcoólico de 5,5%, amargor e doçura de média intensidade. Deve ser servida entre 4ºC e 7ºC e combina com queijos Gouda e Brie servidos com geleia de laranja, carnes vermelhas grelhadas e chocolates com cacau pronunciado (os “meio amargos”).

Cerveja do Ratos de Porão

Ratos de Porão

A banda Ratos de Porão fez uma parceria com a cervejaria Dortmund e lançou dois rótulos, Bohemian Pilsner e outra Red Ale. A primeira apresenta uma cor dourada, aromas de lúpulos (Saaz) e de malte, e é suavemente amarga de médio teor alcoólico (4,5%). A segunda tem o nome Crucificados pelo sistema e ganhou medalha de ouro no South Beer Cup.

Cerveja João Gordo

Cerveja João Gordo

O polêmico e desbocado integrante da banda de rock Ratos de Porão ganhou um rótulo próprio. A cerveja tem o estilo de trigo alemão e é própria para o verão – época em que os próprios alemães tomam a bebida no desjejum.

Cerveja do Pearl Jam

Pearl Jam

Em comemoração a 20º aniversário do clássico álbum Ten, do Pearl Jam, a cervejaria Dogfish lançou em 2011 a cerveja Pearl Jam Twenty. O rótulo é uma golden ale com adição de groselha e de 7% de teor alcoólico.

Cerveja do Kiss

Cerveja do Kiss

Além de um tradicional vinho, a banda Kiss inaugurou, em setembro de 2011, a sua primeira linha de cerveja, a German Pilsener Destroyer Beer (Suécia). Em versões long neck e latão, logo no rótulo é possível conferir o logotipo da banda.

Cerveja do Motörhead

Cerveja do Motörhead

Depois de lançar uma marca de vinho (Motörhead Shiraz), a banda Motörhead decidiu se aventurar na loira gelada e criou um rótulo intitulado Lager Bastards. A cerveja está foi fabricada pela empresa seuca Krönleins.

Cerveja do Rush

Cerveja do Rush

Até os canadenses do rock progressivo do Rush foram uma das bandas famosas que fizeram suas próprias cervejas. O rótulo se chamava Cygnus X-1 e a bebida tem o estilo English Porter.

Cerveja do Deep Purple

Cerveja do Deep Purple

A banda de rock inglesa deu origem à cerveja Smoke on the Water. O sabor do malte defumado da Smoked Porter justifica o nome da cerveja que faz menção à canção do disco Machine Head.

Cerveja dos Ramones

cerveja do Ramones

A Blitzkrieg Hop é uma American Punk IPA feita em tributo aos Ramones. O nome remete à clássica faixa de abertura do álbum Ramones, lançado pela banda homônima em maio de 1976. Uma das mais legais cervejas de bandas famosas.

Cerveja do Jimi Hendrix

Cerveja do Jimi Hendrix

Os solos de guitarra de Jimi Hendrix podem ser acompanhados por uma Purple Haze, cerveja homônima de uma das melhores músicas do guitarrista. Ela é uma cerveja de trigo de estilo americano com purê de framboesa adicionado após a filtração.

Bônus: Cacildis, a cerveja do Mussum

Cerveja Cacildis

Mussum era do samba, mas também tem sua cerveja. Criada pela Brassaria Ampolis, cervejaria cigana carioca iniciada em 2013, a Cacildis foi vendida em 2018 ao Grupo Petrópolis, terceira maior cervejaria do país. A Ampolis nasceu como uma homenagem de Sandro Gomes, filho do célebre humorista Mussum, ao pai. O artista, que faleceu em 1994, se tornou o garoto-propaganda da marca que utiliza suas expressões e a sua foto nos rótulos.

Bônus 2: Karavelle, a cervejaria do Seu Jorge

Cervejas Karavelle

Mais do que um rótulo, o músico Seu Jorge decidiu investir em uma cervejaria inteira. A Karavelle chegou a ter até bar em São Paulo, oferecendo várias opções de cerveja artesanal na torneira.

Compartilhe
Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso